body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Dinheiro do ressarcimento virá dos ladrões”, diz ministro sobre INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, foi questionado por senadores na Comissão de Fiscalização e Controle nesta quinta (15/5)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz 2
1 de 1 Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz 2 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Ao comentar o esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que os fraudadores serão os responsáveis pelo ressarcimento dos aposentados. O chefe do Ministério da Previdência Social foi ouvido por senadores nesta quinta-feira (15/5).

“O presidente Lula determinou que os fraudadores serão os responsáveis pelo ressarcimento dos aposentados. Nós já conseguimos identificar e bloquear R$ 2,5 bilhões e esperamos que as investigações em curso consigam encontrar mais dinheiro, recurso e patrimônio para incorporar a isso, para que o dinheiro seja o dos fraudadores”, destacou. “O dinheiro do ressarcimento será fornecido pelos ladrões, aqueles que roubaram os aposentados”, insistiu.

Veja o final do depoimento:

Wolney disse ainda que, em último caso, o governo vai procurar uma forma de custear essas despesas. “O presidente Lula disse que nenhum aposentado e pensionista ficará no prejuízo e isso será cumprido à risca”, afirmou.

O chefe da pasta prometeu “apurar até as últimas consequências” as fraudes nos débitos irregulares e garantiu que “nenhuma associação dessas, e tem 41 no total, nenhuma vai ficar livre dessa investigação”. Ele fez a promessa ao reagir à cobrança do senador Rogério Marinho (PL-RN) sobre entidades que estariam sendo poupadas neste momento, como o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entidade que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT).

O esquema de fraudes no INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, que levaram à instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.

9 imagens
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz,  chega à audiencia e cumprimenta políticos  como Sergio Moro
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, no Senado
Ministro da Previdência fala com a imprensa
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz contando sobre o caso do INSS
1 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, chega à audiencia na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. A oitiva será, principalmente, sobre o esquema de fraudes em descontos não autorizados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
2 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
3 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, chega à audiencia e cumprimenta políticos como Sergio Moro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
4 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, no Senado

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
5 de 9

Ministro da Previdência fala com a imprensa

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
6 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz contando sobre o caso do INSS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
7 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, é ouvido na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal. A pauta da audiência é, principalmente, o esquema de fraudes em descontos não autorizados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
8 de 9

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
9 de 9

A pauta da audiência é, principalmente, o esquema de fraudes em descontos não autorizados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O ministro foi convidado à comissão a partir de requerimento de autoria dos senadores Sergio Moro (União-PR), Dr. Hiran (PP-RR) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?