body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dino diz que transparência das emendas avançou, mas “longe do ideal”

O processo sobre as emendas parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF) estão sob a relatoria do ministro Flávio Dino

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - MEtrópoles
1 de 1 Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - MEtrópoles - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou, em audiência na manhã desta quinta-feira (13/3), que as regras de transparência das emendas parlamentares têm avançado de forma concreta, mas ainda estão “longe do ideal”.

Dino é relator de um processo que trata de uma possível omissão da União e dos estados no combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal, tema da audiência de conciliação realizada nesta manhã. Antes de abordar o assunto principal, ele comentou sobre outro caso sob sua relatoria, relacionado às emendas parlamentares.

Diante da imprensa e de integrantes da plateia, o ministro ressaltou que a questão das emendas gerou imes no STF, mas foi destravada após a apresentação de um plano de trabalho para execução. O documento foi aprovado por ele e referendado pelo plenário da Corte na semana ada.

“Assim como ocorreu com o orçamento secreto, houve progressos. Estamos muito longe do ideal, mas os concretos foram dados”, declarou Dino.

Plano de trabalho

O plano foi elaborado conjuntamente pelo governo federal e pelo Congresso Nacional e encaminhado ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU). O objetivo é garantir mais transparência e rastreabilidade na destinação das emendas parlamentares.

Acordado entre o Supremo, o Congresso e o governo federal, o plano foi validado por Dino há duas semanas. A expectativa é de que a medida facilite a aprovação do Orçamento deste ano, ainda pendente no Legislativo. O ime sobre as emendas vinha travando o andamento da peça orçamentária.

Na ocasião, o ministro destacou que o documento representa um avanço institucional para o país, mas não encerra o debate. “Ele oferece um caminho de aprimoramento institucional, mas não resolve todas as controvérsias naturais sobre o tema”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?