body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Direção dos Correios nega que vá tirar direitos de trabalhadores

Em circular enviada nesta terça (13/5), direção elenca medidas de modernização, de corte de gastos operacionais e para geração de receitas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida, sede dos Correios - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, sede dos Correios - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após receber um recado duro dos empregados, a direção dos Correios enviou uma nova circular nesta terça-feira (13/5) para dizer que não vai retirar “nenhum direito” dos trabalhadores. Depois de determinar a suspensão das férias e do trabalho remoto dos funcionários, a empresa estatal elencou medidas de modernização, de corte de gastos operacionais e para geração de novas receitas.

A empresa disse que as medidas visam garantir a sustentabilidade econômico-financeira da empresa, após um prejuízo bilionário registrado em 2024. “É importante destacar que o plano de reestruturação da empresa está em andamento desde 2023 e, ao contrário da gestão anterior, que excluiu 40 itens do acordo coletivo, nenhum direito dos trabalhadores será retirado”, diz o texto, ao qual o Metrópoles teve o.

A ideia, afirma a empresa, é focar na redução de despesas e na modernização e retomar as receitas e, assim, fortalecer o fluxo de caixa da estatal.

Entre as medidas de redução de despesas, estão:

  • compartilhamento de unidades operacionais;
  • venda de imóveis ociosos;
  • redução de custos com manutenção;
  • otimização da malha operacional e logística;
  • revisão de contratos nas 10 maiores superintendências estaduais (SES);
  • reestruturação da rede tratamento e de atendimento; e
  • otimização da malha de transporte aéreo e terrestre.

Também é citada a captação internacional de R$ 3,8 bilhões com o New Development Bank (NDB), o Banco dos Brics, até o fim deste ano, para financiar projetos “estratégicos”.

A direção ainda afirma que está modernizando a rede de atendimento e distribuição e a aquisição de máquinas de triagem e fala em investimento em novas tecnologias, com a implantação de inteligência de dados, inteligência artificial (IA) e sistemas de gestão automatizada de transporte (TMS), planejamento de recursos (ERP) e relacionamento com o cliente (CRM).

Receitas

No segmento internacional e de encomendas, é projetado um fortalecimento da atuação comercial da empresa e citado o lançamento de uma plataforma própria de e-commerce, que visa diversificar as atividades da estatal para trazer novas receitas.

O Mais Correios será lançado no próximo dia 19, de forma gradual e somente para empregados dos Correios e, em breve, para o público em geral. “A plataforma vai sustentar uma cadeia inédita de evolução, com novos serviços ao longo do tempo, incluindo seguros para encomendas e banco digital”, diz o comunicado.

Também estão previstos expansão e incentivo a clientes de pequeno e médio (cauda longa) e vendedores do comércio eletrônico (sellers), além da rentabilização dos canais físicos e ampliação de produtos e serviços de terceiros.

Com a implementação das medidas e a captação de investimento do NDB, a previsão é reduzir 12% dos custos operacionais e aumentar o lucro operacional da empresa em cerca de R$ 3,1 bilhões ao ano.

“Juntos, temos todas as condições de superar os desafios e construir um futuro mais promissor e vitorioso para nossa empresa”, finaliza o comunicado da estatal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?