body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

IBGE: registros de mortes e nascimentos no Brasil têm redução em 2023

Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgadas pelo IBGE. O levantamento reúne 6.408 cartórios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher grávida mantém as mãos na barriga. Conceito de gravidez, maternidade, preparação e expectativa.
1 de 1 Mulher grávida mantém as mãos na barriga. Conceito de gravidez, maternidade, preparação e expectativa. - Foto: Getty Images

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (16/5) a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, que, entre outros pontos, indica o número de bebês registrados em cartórios em 2023. Ao todo, 2.523.267 bebês foram registrados naquele ano, representando uma queda de 0,7% em relação a 2022.

O levantamento reúne 6.408 cartórios em todo o país. Entre os estados brasileiros, Rondônia teve a maior redução no número de nascidos registados: – 3,7%.

De acordo com a pesquisa, o número de nascimentos registrados em 2023 caiu 0,7% em relação a 2022, o que representa 19.031 nascimentos a menos. Foram 2.537.078 de bebês foram registrados em cartórios em 2022.

Entre 2022 e 2023, o número de nascimentos registrados caiu em todas as grandes regiões, exceto no Centro-Oeste, que teve aumento de 1,1%. “A retração no número de registros de nascimentos foi observada pelo quinto ano consecutivo na série histórica analisada”, apontou o IBGE.

Também foram comparados os registros de nascimentos ocorridos em 2023 com a média anual de registros realizados entre 2015 e 2019, período dos cinco anos anteriores à pandemia de Covid-19.

4 imagens
Nascidos vivos registrados por Unidade de Federação em 2023
Nascimentos ocorridos no ano e registrados, por sexo dos nascidos vivos, segundo o mês do nascimento

Distribuição dos nascimentos ocorridos no ano e registrados, por lugar de residência da mãe, segundo os grupos de idade da mãe (%)
1 de 4

De acordo com o levantamento, houve em 2023 uma queda de 0,7% no número de nascimentos registrados em relação a 2022, o que representa 19.031 nascimentos a menos.

Divulgação/IBGE
2 de 4

Nascidos vivos registrados por Unidade de Federação em 2023

Divulgação/IBGE
3 de 4

Nascimentos ocorridos no ano e registrados, por sexo dos nascidos vivos, segundo o mês do nascimento

Divulgação/IBGE
4 de 4

Distribuição dos nascimentos ocorridos no ano e registrados, por lugar de residência da mãe, segundo os grupos de idade da mãe (%)

Divulgação/IBGE

Cerca de 18 federações registraram a queda, com destaque para Rondônia. Veja quais foram as demais unidades da Federação com redução:

  • Amapá (-2,7%),
  • Rio de Janeiro (-2,2%)
  • Bahia (-1,8%)
  • São Paulo (-1,7%)

Tocantins e Goiás apresentaram os maiores percentuais de aumento nos registros de nascimentos no mesmo período.

Em 2023, foram registrados 641.180 nascimentos no Brasil de mães com idade entre 25 e 29 anos no momento do parto, o que representou 25,5% do total no país. Essa é a faixa etária com o maior número de nascimentos. Em segundo lugar, vem o grupo de mães com 20 a 24 anos, que teve 594.235 nascimentos.

Confira a tabela com a série histórica completa, desde 1974, dos nascimentos ocorridos e registrados em cada ano:

 

Segundo o IBGE, a tabela histórica não inclui os registros em que a residência da mãe foi ignorada ou indicada como sendo no exterior. Em 2023, foram 521 registros com residência no estrangeiro e 4.707 com residência ignorada — um total de 5.228 casos nessa condição.

Óbitos

O número de óbitos registrados também apresentou queda no período. Em 2023, foram feitos 1.429.575 registros de mortes em cartórios no país, o que representa uma redução de 5,0% em relação a 2022.

3 imagens
Variação relativa dos óbitos, segundo a Unidade da Federação de residência do falecido (%)
Óbitos ocorridos no ano e registrados, e variações percentuais, segundo a faixa etária
1 de 3

Óbitos ocorridos ocorridos no ano e registrados

2 de 3

Variação relativa dos óbitos, segundo a Unidade da Federação de residência do falecido (%)

Divulgação/IBGE
3 de 3

Óbitos ocorridos no ano e registrados, e variações percentuais, segundo a faixa etária

Divulgação/IBGE

De acordo com o IBGE, em 2023 houve uma redução de 5,0% nos óbitos, o que corresponde a uma queda de 75.188 mortes em comparação com 2022, ano em que, apesar da redução dos casos de Covid-19, o novo coronavírus ainda foi bastante letal no primeiro semestre.

No total, 90,6% das mortes foram classificadas como por causas naturais; 7,1% por causas externas; e em 2,3% não foi possível obter a natureza.

Veja as cinco federações que apresentaram as maiores quedas percentuais no número de óbitos:

  • Paraíba (-11,8%)
  • Rio Grande do Sul (-10,2%)
  • Rio Grande do Norte (-7,7%)
  • Paraná (-7,0%)
  • Ceará (-6,7%)

De acordo com o levantamento, o aumento no número de óbito foi verificado somente nos estados do Acre (0,6%), Mato Grosso (0,6%), Amapá (1,5%) e Amazonas (2,0%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?