body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Líder do PT culpa Campos Neto por nova alta na Selic

Criticada pelo PT, alta da Selic é a 2ª indicada sob gestão de Galípolo, indicado ao Banco Central pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Lindbergh Farias (PT) é entrevistado pelo colunista Paulo Cappelli no estúdio Metrópoles
1 de 1 Deputado Lindbergh Farias (PT) é entrevistado pelo colunista Paulo Cappelli no estúdio Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo

Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) afirmou que a culpa da nova alta na taxa Selic, anunciada nesta quarta-feira (19/3) pelo Banco Central, é de Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL) que presidiu a instituição até dezembro. Este é o segundo aumento sob a gestão de Gabriel Galípolo, que chegou ao comando do BC por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Entendemos que a decisão de dezembro, tomada por Roberto Campos Neto, já deixou pré-fixado dois aumentos de 1% na Selic. Esse guidance deixou amarrado o BC”, afirmou Lindbergh, crítico à gestão anterior. O líder do PT disse que esta “política monetária é um equívoco com impactos nefastos para a economia brasileira e também para a questão fiscal no nosso país”.

De acordo com o parlamentar, “cada 1% a mais na taxa básica de juros” gera um aumento de “gastos com juros da dívida de algo em torno de R$ 50 bilhões”. O líder do partido do presidente Lula ainda reclamou: “o mercado defende ajuste fiscal, mas ao mesmo tempo pressiona por uma política monetária que causa um verdadeiro rombo nas contas públicas”.

“Tivemos uma desaceleração da economia no último trimestre de 2024, com redução de 1 ponto percentual no consumo das famílias. Nós vamos insistir na necessidade urgente de rever essa política monetária e iniciar uma trajetória consistente de queda dos juros”, completou Lindbergh.

A taxa Selic determina o piso da cobrança de juros no Brasil. O governo Lula defende uma diminuição do número, pois isso facilita o pagamento da dívida pública e estimula investimentos, o que aquece a atividade econômica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?