Você sabe por que a pele fica enrugada na água? Médicas explicam
Fenômeno comum, o enrugamento da pele não é causado por uma absorção de água. Dermatologistas explicam que resposta a até pela evolução
atualizado
Compartilhar notícia

Quem nunca notou os dedos enrugados após um banho longo ou um dia inteiro na piscina? Apesar da situação ser comum, ela é um tanto curiosa — e não acontece porque a pele absorve a água.
Quando ficamos muito tempo imersos, acontece uma vasoconstrição provocada pelo sistema nervoso simpático como resposta ao contato da água com poros e glândulas. O processo gera o enrugamento da pele.
“Quando a água entra nos poros de suor, ela causa um desequilíbrio entre a quantidade de sais e o nosso corpo: isso gera uma resposta do sistema nervoso, que diminui o calibre dos vasos. Por isso que, muitas vezes, observamos também uma cor mais esbranquiçada na pele”, explica a dermatologista Paola Canabrava, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília.
A pele é divida em três camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme. “Quem enruga e faz a dobra é a derme. A epiderme, camada mais superficial, vem acompanhando as rugas”, destaca a dermatologista Marcelle Castro, que atua em Brasília.
Enrugamento pode prejudicar a pele?
Geralmente, as mãos e os pés são mais afetados porque têm mais terminações nervosas e uma pele diferente do restante do corpo. Algumas teorias sugerem que as rugas ajudam a segurar objetos molhados com mais firmeza, o que pode ter sido uma vantagem evolutiva em ambientes aquáticos desenvolvida ao longo do tempo. O enrugamento da pele é temporário, inofensivo e ainda traz vantagens.
“O enrugamento da pele não causa problemas a longo prazo. A única questão seria em uma exposição muito prolongada, onde a pele fica mais fina e frágil, e fica mais fácil se machucar. Sempre que a gente fica muito tempo imerso em água, é interessante hidratar a pele para ajudá-la a se recuperar”, ensina Paola.

Pele que não enruga pode indicar problemas de saúde
Como o enrugamento da pele na água é um fenômeno normal e fisiológico, o que pode indicar algum sinal de problemas de saúde é a ausência do processo em ambientes aquáticos. Em alguns casos, a falta de rugas sinaliza alguma ocorrência importante no sistema nervoso. O quadro pode ser um sinal de alerta causado por:
- Doenças de pele;
- Diabetes tipo 2;
- Insuficiência cardíaca;
- Parkinson.
“Uma curiosidade é que o enrugamento é mais lento em idosos, pode ser alterado com medicações que afetam o sistema nervoso simpático e muda de acordo com a temperatura da água”, finaliza Marcelle.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!