Cardiologista indica alimentos que ajudam a controlar a pressão alta
À coluna, um cardiologista recomenda o consumo de alimentos que podem ajudar a reduzir a pressão alta. Saiba quais são
atualizado
Compartilhar notícia

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença crônica que atinge três em cada 10 adultos. Apesar de ser extremamente comum, quando não tratada, a condição pode levar a complicações graves. Por isso, é preciso estar atento aos alimentos que devem ser incluídos e eliminados da dieta dos hipertensos.
De acordo com o cardiologista Roberto Yano, diversos alimentos podem ajudar de formas diferentes no controle da pressão arterial, mas é importante ter uma rotina alimentar variada para conseguir aproveitar os benefícios oferecidos por eles.
A dieta ideal para pessoas com pressão alta é a mediterrânea, que prioriza o consumo de comida fresca e natural.

O médico Roberto Yano recomenda o consumo de bananas, batatas e abacates, ricos em potássio e que ajudam a equilibrar os níveis de sódio no corpo.
Com bastante nitrato na composição, que “relaxa os vasos sanguíneos”, os vegetais folhosos também são ótimos nesse caso. Além disso, o cardiologista indica o consumo de peixes ricos em ômega 3, que reduzem as inflamações e melhoram a circulação.
Além disso, o especialista ressalta a importância de diminuir o consumo de alguns alimentos, especialmente o sal, que aumenta a retenção de líquidos e eleva a pressão.
“Frituras, embutidos, alimentos processados e alimentos gordurosos também devem ser evitados, pois são os principais causadores de placas ateroscleróticas e podem não só aumentar a pressão arterial, como também aumentar o risco de se ter um infarto ou um derrame cerebral”, destaca.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.