Médica revela que vinagre de maçã pode controlar 5 condições de saúde
A coluna conversou com uma médica para esclarecer quais condições de saúde o vinagre de maçã pode ajudar a controlar
atualizado
Compartilhar notícia

Popular nas prateleiras dos supermercados e amplamente utilizado na culinária, o vinagre de maçã tem ganhado destaque como um “remédio natural” para o corpo. Rico em ácido acético e compostos bioativos, ele tem sido estudado por seus potenciais benefícios, incluindo a regulação da glicemia, o auxílio na digestão e o controle do colesterol.
A solução fermentada já foi abordada diversas vezes na coluna Claudia Meireles. Explorando ainda mais as vantagens da solução aquosa, a médica Gabriela Amorim, com especialização em nutrologia, revelou cinco condições de saúde que podem ser amenizadas com o consumo regular do composto.
Vinagre de maça auxilia no controle do açúcar no sangue e do diabetes

“O ácido acético tem potencial de retardar a digestão dos carboidratos, evitando elevações rápidas da glicemia. No entanto, ele deve ser visto como um complemento e não como substituto do tratamento convencional para o diabetes”, explica Gabriela Amorim.
Redução do colesterol e melhora na saúde cardiovascular
Gabriela Amorim também destaca que o vinagre de maçã, quando consumido com moderação e da maneira correta, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim”) e os triglicerídeos, favorecendo um perfil lipídico mais equilibrado.
“O ácido acético pode interferir na produção hepática de colesterol e estimular a excreção de ácidos biliares, o que impacta os níveis de gordura no sangue. No entanto, os estudos ainda são limitados e não há comprovação definitiva sobre esse efeito a longo prazo”, ressalta a médica.
Sensação de saciedade e auxílio no emagrecimento

Para aqueles que desejam perder peso, a expert reforça que o vinagre de maçã pode contribuir na redução de medidas. Segundo a expert, o composto atua no controle do apetite, promovendo maior sensação de saciedade e ajudando no processo de emagrecimento.
“Ele retarda o esvaziamento gástrico, o que prolonga a saciedade e reduz a fome ao longo do dia. Para quem deseja emagrecer, ele pode ser um aliado, mas não substitui uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios”, enfatiza Gabriela.
Equilíbrio ácido-base do organismo
“Embora possamos perceber essa melhora para o equilíbrio ácido-base, seu uso deve sempre ser individualizado e orientado por um profissional de saúde para evitar possíveis efeitos adversos”, alerta Gabriela Amorim.
Saúde da pele e controle da acne
