body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ozempic x Mounjaro: veja qual medicação é melhor para a perda de peso

A coluna conversou com uma médica para descobrir qual medicamento é mais eficaz para a perda de peso entre Ozempic ou Mounjaro; descubra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ozempic X Monjauro
1 de 1 Ozempic X Monjauro - Foto: Getty Images

O medicamento Mounjaro, desenvolvido para o tratamento de diabetes e amplamente utilizado, de forma off label, como uma estratégia para quem deseja perder peso, já tem data marcada para chegar às farmácias brasileiras: 7 de julho. O fármaco não é o único do mercado, sendo um dos concorrentes diretos do Ozempic quando o assunto é a eficácia na redução de medidas.

O boom na procura por medicamentos que prometem controlar o peso tem levantado debates sobre o uso seguro dessas substâncias e quais delas são mais eficazes. Para esclarecer as diferenças entre os dois injetáveis mais populares do momento, a coluna Claudia Meireles conversou com a médica Marina Ayumi, pós-graduanda em nutrologia e medicina esportiva.

Entenda

  • De acordo com Marina Ayumi, o Ozempic (semaglutida) é um análogo do hormônio GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon), que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduz o apetite.
  • Já o Mounjaro (tirzepatida), segundo a especialista, é um duplo agonista que age tanto no GLP-1 quanto no GIP (polipeptídeo inibidor gástrico). Isso significa que sua atuação é mais ampla na regulação do apetite e do metabolismo.
  • Com a característica de atuar em dois hormônios, Marina revela que o Mounjaro tende a gerar maior perda de peso e estimula a quebra de gordura (lipólise). Contudo, a especialista reflete que alguns pacientes podem responder de maneira diferente a cada medicação.
  • Em relação aos efeitos colaterais, Marina não esconde que o tratamento pode ser bastante desconfortável. Segundo ela, é comum sentir náusea, refluxo, constipação ou diarreia. Embora casos mais graves sejam raros, a expert defende que existe chance de problemas como pancreatite ou alterações na vesícula aparecerem.

Ozempic ou Moujaro?

Quando perguntada sobre qual medicamento é mais eficiente para o emagrecimento, Marina Ayumi explica que a resposta vai depender do perfil de cada paciente. “O Ozempic pode ser uma boa escolha para quem está começando o tratamento para obesidade ou diabetes e tem um quadro clínico mais leve”, afirma.

“Já o Mounjaro costuma ser indicado quando se busca uma perda de peso mais acentuada, ou quando o paciente não teve resposta adequada com outras medicações”, complementa.

4 imagens
O uso de Ozempic foi associado a um menor risco de demência
O Mounjaro é fabricado pela farmacêutica Eli Lilly e tem como princípio ativo a tirzepatida
O Mounjaro foi apelidado pelo Wall Street Journal de "king kong" dos remédios para emagrecimento
1 de 4

Um estudo analisou a associação do uso de semaglutida e a perda de cabelo

Getty Images
2 de 4

O uso de Ozempic foi associado a um menor risco de demência

Getty Images
3 de 4

O Mounjaro é fabricado pela farmacêutica Eli Lilly e tem como princípio ativo a tirzepatida

Sandy Huffaker for The Washington Post via Getty Images
4 de 4

O Mounjaro foi apelidado pelo Wall Street Journal de "king kong" dos remédios para emagrecimento

Divulgação/Eli Lily

Apesar de terem sido criados para controle do diabetes tipo 2, ambos podem ser usados por pessoas sem a condição, desde que sob prescrição e acompanhamento médico.

“Essas medicações são indicadas para pacientes com diagnóstico de obesidade ou pacientes com sobrepeso e outras condições associadas – como hipertensão, dislipidemia (colesterol alto), resistência à insulina ou apneia do sono. Elas não são indicadas para fins estéticos”, destaca a médica.

O uso do medicamento e o efeito “sanfona”

Uma preocupação comum em relação ao uso de fármacos para acelerar a perda de medidas é o temido “efeito sanfona”. De acordo com a especialista, existe, sim, o risco de reganho de peso após a suspensão do uso tanto do Ozempic quanto do Mounjaro. Entretanto, ela adverte que o efeito rebote nada tem a ver com a composição dos medicamentos.

” O que acontece é que o fármaco ajuda a controlar o apetite e o metabolismo enquanto está sendo usado. Em casos em que o paciente faz o uso do remédio sem acompanhamento médico e interrompe a dosagem depois de atingir o peso desejado, sem o devido desmame, o apetite inicial volta a ser como antes. Então, sem mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada e atividade física, é comum observar pacientes voltando ao peso perdido”, alerta.

Foto mostra Mulher se pesando em balança buscando evitar efeito sanfona com ganho de peso - Metrópoles
Especialistas dão 7 dicas para evitar efeito sanfona após perda de peso

Outro ponto que Marina chama atenção é em relação à banalização do uso dos dois injetáveis, sobretudo do ponto de vista da mercantilização da beleza. “Esse fator é muito alarmante, ainda mais quando o Ozempic é vendido nas farmácias sem receituário médico. Toda medicação tem seus efeitos adversos, oferece riscos à saúde e pode gerar prejuízo a longo prazo”, adverte.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?