body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Anistia: Planalto aposta que pressão do STF em Kassab surtirá efeito

Para auxiliares de Lula no Planalto, presidente do PSD, Gilberto Kassab, não vai querer comprar briga com o STF por causa do PL da Anistia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
Imagem colorida mostra o presidente do PSD, Gilberto Kassab - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente do PSD, Gilberto Kassab - Metrópoles - Foto: Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp

Integrantes do Palácio do Planalto e lideranças do PT apostam que a pressão do ministro do STF Alexandre de Moraes sobre o presidente do PSD, Gilberto Kassab, deve surtir efeito em relação ao projeto da anistia.

Como a coluna noticiou mais cedo, Moraes, que é relator do inquérito do golpe no STF, mandou uma investigação contra Kassab por corrupção iva, caixa 2 e lavagem de dinheiro voltar da primeira instância para o Supremo.

3 imagens
Segundo aliados de Lula, presidente do PSD não vai querer comprar briga com Moraes
Mas avaliação positiva do presidente Lula continua caindo
1 de 3

Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
2 de 3

Segundo aliados de Lula, presidente do PSD não vai querer comprar briga com Moraes

Carlos Moura/SCO/STF; Divulgação/Governo de SP
3 de 3

Mas avaliação positiva do presidente Lula continua caindo

Ricardo Stuckert / PR

A decisão foi tomada por Moraes no último dia 19 de março e tem por base a recente mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a prerrogativa de foro, ou seja, sobre o foro privilegiado.

O despacho foi visto, nos bastidores do Congresso e do STF, como uma forma de Moraes pressionar Kassab e o partido comandado por ele a não apoiarem anistia, conforme lideranças do PSD têm sinalizado.

Para fontes do Planalto ouvidas pela coluna, Kassab “tem experiência o suficiente” na política para “não querer comprar briga” com o STF, especialmente com Moraes, com quem o cacique tem desavenças há anos.

Para auxiliares do presidente Lula, Kassab também tem consciência que um eventual apoio explícitio e formal dele em prol do projeto da anistia pode dividir internamente o partido, que tem três ministérios no governo.

Lideranças do PSD, por sua vez, afirmam que Kassab nunca prometeu a Jair Bolsonaro (PL) apoiar a anistia e que teria sinalizado apenas que os parlamentares da sigla serão liberados para votarem como quiserem.

Mais legendas devem “pular fora”

Na avaliação de integrantes do Planalto e de lideranças do PT, outras legendas do chamado Centrão também não devem se engajar no projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

O argumento é de que muitos deputados dessas legendas possuem pendências no STF e, por isso, não vão querer comprar uma briga com ministros da Corte por conta da anistia.

À frente da articulação, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalvante (RJ), promete apresentar o requerimento de urgência para tramitação do projeto da anistia na reunião de líderes da Casa prevista para quinta-feira (3/4).

O objetivo do deputado bolsonarista é apresentar o pedido de urgência com s de nove partidos. Na lista, estão, além do PL, União Brasil, PP, Republicanos, Novo, Podemos e PSDB.

Como noticiou a coluna, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu a Sóstenes realizar uma reunião na terça-feira (1º/4) com partidos que apoiam a urgência do proejto da anistia.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?