Após seis meses de espera, Lula está perto de decidir vagas do STJ
Após postergar indicações por mais de 6 meses, presidente Lula está perto tomar decisão sobre vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
atualizado
Compartilhar notícia

Auxiliares de Lula afirmam que, após mais de seis meses de indefinição, o presidente finalmente está próximo de anunciar os indicados para duas vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo fontes do governo, Lula deve definir os nomes dos novos ministros da Corte até o final de maio. Ministros do governo dizem, inclusive, que as indicações podem sair já nesta semana.
Como o Metrópoles noticiou, o pleno do STJ definiu, em outubro de 2024, os nomes dos três membros do Mistério Público e outros três da magistratura que concorrem às vagas de ministro na Corte.
Da lista do Ministério Público, foram selecionados os procuradores Maria Marluce Caldas Bezerra e Sammy Barbosa Lopes e subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.
A segunda lista tríplice para o STJ tem os desembargadores federais Carlos Brandão e Daniele Maranhão, ambos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), e Marisa Santos, do TRF-3.
De todos os candidatos, Lula só esteve recentemente com um deles. Como revelou a coluna, o petista se encontrou com Marisa Santos durante uma festa em março, na capital paulista.
Os nome foram enviados a Lula desde 2024. O presidente, no entanto, tem segurando a decisão. Após a escolha, o nome escolhido ainda precisa ar por sabatina no Senado Federal.