Após caso Ramagem, Motta recebe Moraes e Gilmar para discutir relação
Jantar de Hugo Motta com Alexandre de Moraes e Gilmar ocorreu após reunião do decano do STF com outras lideranças da Câmara, na terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite da terça-feira (20/5), na residência oficial, em Brasília.
O encontro, segundo apurou a coluna, contou com a presença de ao menos quatro ministros da Corte: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
O tema principal da conversa, de acordo com relatos de integrantes do Supremo, foi o distensionamento da relação entre a Câmara e a Corte, marcada por críticas mútuas.
Nas últimas semanas, Motta e líderes da Casa ficaram irritados com a decisão da Primeira Turma do STF sobre o caso do deputado bolsonarista Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Com apoio de mais de 300 deputados, a Câmara aprovou a suspensão da investigação contra Ramagem no âmbito do chamado inquérito do golpe, que tramita no Supremo.
A Primeira Turma da Corte, no entanto, modulou a decisão da Casa e determinou que só seriam suspensas ações de crimes cometidos por Ramagem após ele ser diplomado deputado.
Sem Motta, Gilmar encontra outros deputados
O jantar de Motta com os ministros do STF ocorreu horas após Gilmar se reunir com deputados de diversos partidos na casa do ex-presidente da Casa Rodrigo Maia, em Brasília.
SeO encontro na casa de Maia reuniu parlamentares do PT, PSB, PDT, PCdoB, PSD, PP, União Brasil, MDB, Republicanos e Solidariedade. O PL de Jair Bolsonaro não tinha representantes.
Entre os participantes do jantar, estavam os deputados:
- Antônio Brito (PSD-BA);
- Elmar Nascimento (União-BA);
- Dr. Luizinho (PP-RJ);
- Arthur Lira (PP-AL);
- Paulinho da Força (Solidariedade-SP)
- Mário Heringer (PDT-MG);
- Odair Cunha (PT-MG);
- José Guimarães (PT-CE);
- Pedro Campos (PSB-PE).
Motta não participou do encontro na casa de Rodrigo Maia porque estava em outro evento com prefeitos de cidades da Paraíba, reduto eleitoral do atual presidente da Câmara.