Gleisi nomeia esposa de ex-governador do PT para cargo no Planalto
Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann nomeou esposa de um ex-governador do PT para um cargo em sua pasta no Planalto
atualizado
Compartilhar notícia

Nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula, Gleisi Hoffmann nomeou a esposa de um ex-governador do PT para um cargo em sua pasta no Palácio do Planalto.
Esposa do ex-governador da Paraiba Ricardo Coutinho, Amanda Rodrigues foi nomeada nesta terça-feira (1º/4) como secretária especial de Acompanhamento Governamental da SRI.
Antes de chegar à Secretaria de Relações Institucionais, Amanda já havia ocupado o cargo de diretora de programa na Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025.
Logo após deixar a pasta da Saúde na gestão Nísia Trindade, Amanda foi nomeada para a liderança do PT na Câmara dos Deputados. Em março, ela recebeu R$ 22 mil, de acordo com dados da Casa Legislativa.
O atual líder do PT na Câmara é Lindbergh Farias (RJ), um dos principais aliados de Gleisi dentro da bancada — os dois são namorados, conforme é publicamente sabido.
Antes de atuar no governo federal, Amanda Rodrigues também atuou no governo da Paraíba, onde foi secretária de Finanças e Empreendedorismo entre 2016 e 2019, período que pegou o governo do marido.
Livro sobre operação
Além de sua atuação no governo, Amanda também é escritora. Em 2024, como mostrou o Metrópoles, ela escreveu um livro sobre seu sofrimento pessoal durante a Operação Calvário, em 2019.
A operação visou desarticular uma organização criminosa infiltrada na filial da Cruz Vermelha Brasileira, além de outros órgãos governamentais. Uma das pessoas presas foi Coriolano Coutinho, irmão do marido de Amanda.