body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O conselho de Gleisi a Lula após a piora na avaliação do governo

Após a popularidade do governo despencar nas pesquisas, presidente Lula se reuniu com aliados para discutir como reveter o cenário ruim

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
O presidente Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann -- Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann -- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

Em meio a uma crise de popularidade revelada por pesquisas recentes, o presidente Lula tem discutido com aliados estratégias para tentar melhorar a avaliação do seu terceiro governo.

Da presidente do PT, Gleisi Hoffman, e de outros petistas, por exemplo, Lula ouviu que o governo precisa buscar “pautas mais populares” para melhorar seu desempenho nas pesquisas.

4 imagens
Gleisi Hoffmann aconselhou presidente
Ministro da Secom organiza mega evento nesta quinta
1 de 4

O presidente Lula

Ricardo Stuckert/PR
2 de 4

Gleisi Hoffmann aconselhou presidente

Ricardo Stuckert
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Ministro da Secom organiza mega evento nesta quinta

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Para aumentar o popularidade até as eleições de 2026, o governo federal prevê uma série de medidas que miram desde o público de baixa renda até a classe média.

Uma das principais apostas é a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, que ainda não foi enviada pelo governo. Outra aposta é o anúncio do “Vale Gás”, previsto para abril.

Domingo no Torto

Preocupado com o resultado das pesquisas, Lula convocou Gleisi e ministros para uma reunião de última hora, no domingo (16/2), na Granja do Torto, residência de campo da Presidência em Brasília.

Participaram do encontro:

  • Rui Costa, ministro da Casa Civil;
  • Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais;
  • Sidônio Palmeira (Secom);
  • Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado;
  • Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

Durante a reunião, o ministros apresentaram a Lula dados sobre a avaliação do governo. O presidente, segundo relatos, demostrou estar preocupado com os números de sua popularidade.

No encontro, auxiliares e aliados de Lula culparam a comunicação e a equipe econômic. A avaliação é de que medidas como a “taxação das blusinhas” e a crise do Pix teria prejudicado a avaliação do governo.

Apesar do diagnóstico, aliados de Lula avaliam que ainda dá para reverter os resultados. Eles lembram que Jair Bolsonaro atingiu 53% de reprovação e perdeu para Lula nas urnas por uma diferença pequena.

Datafolha ruim

A reunião na Granja do Torto ocorreu dois dias após o Datafolha divulgar pesquisa mostrando que a aprovação ao governo Lula caiu ao nível mais baixo desde o início de seu terceiro mandato.

Segundo o levantamento, atualmente 24% consideram a gestão do petista ótima ou boa, uma queda de 11 pontos em relação ao resultado registrado em dezembro de 2024 (35%).

Já o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo, ou seja, a reprovação, avançou de 34% para 41%. Os demais consideram o governo regular (32%) ou não opinaram (2%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?