Camila Pitanga leva a Cannes moda bordada por artesãs do Nordeste
Sobretudo da Misci, assinado por Airon Martin, é construído em parceria com bordadeiras do RN
atualizado
Compartilhar notícia

Para além do cinema, o Festival de Cannes é, tracionalmente, palco para que atores, produtores e cineastas mostrem seu estilo, unindo marcas e particularidades da moda ao redor do mundo. Exemplo dessa união de artes foi o sobretudo usado por Camila Pitanga, assinado pela Misci em parceria com coletivos de artesãs do Rio Grande do Norte, apoiadas pelo Instituto Riachuelo.
Vem conferir!

Apresentada inicialmente no desfile de Verão 2026 da Misci, na Fundação Bienal de São Paulo, o sobretudo foi usado por Camila Pitanga na exibição de Para Vigo Me Voy!, documentário sobre a vida do cineasta Cacá Diegues. Não é de agora que a marca brasileira valoriza e utiliza o trabalho manual local em suas criações. O item usado na cidade sa é resultado do trabalho coletivo de artesãs da Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte.
Os bordados manuais foram reinterpretados por Airon Martin — fundador da Misci — em uma linguagem contemporânea. Produzida de forma artesanal, a peça simboliza a integração entre design de moda, valorização cultural e responsabilidade social, agora demonstradas no festival francês de cinema.

A criação da peça faz parte do movimento de valorização da produção local e da moda identitária, buscadas por todas as etapas da produção. A parceria entre a Misci e o Instituto Riachuelo teve início a partir de uma expedição criativa ao Rio Grande do Norte e resultou em ações voltadas para destacar o potencial transformador do design aliado à cadeia produtiva do sertão nordestino.
Segundo Taciana Abreu, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo, o projeto reafirma o compromisso da empresa com o fortalecimento da moda nacional em todas as suas etapas, do desenvolvimento criativo à geração de impacto real nas comunidades envolvidas.

Camila Pitanga em Cannes
Ao longo da semana, Camila Pitanga esteve presente em diferentes eventos no Festival de Cannes, onde participou, entre outras, da estreia de O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho premiado com as condecorações de Melhor Diretor e Melhor Ator, pelo trabalho de Wagner Moura.
Confira as aparições da atriz: