body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PCDF: empresa fake movimenta meio bilhão de reais sem pagar impostos

A companhia funcionava como uma “noteira”, ou seja, uma empresa de fachada usada exclusivamente para emitir documentos falsos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2025-05-08 at 07.58.31
1 de 1 WhatsApp Image 2025-05-08 at 07.58.31 - Foto: null

A Polícia Civil do Distrito Federal, em ação conjunta com a Receita do DF, deflagrou, nesta quinta-feira (8/5), a Operação Hollow Company para desmantelar um sofisticado esquema de fraude tributária que vinha lesando os cofres públicos desde 2018. O nome da operação, “empresa oca”, em tradução livre, remete à natureza fictícia da companhia no centro da investigação, uma suposta indústria de embalagens plásticas sediada no DF, criada apenas para emitir notas fiscais frias e gerar créditos tributários fraudulentos para empresas do mesmo ramo.

Apesar de ter movimentado cerca de R$ 500 milhões em cinco anos, a empresa jamais recolheu um centavo em tributos. De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (Dot/Decor), a companhia funcionava como uma “noteira”, ou seja, uma empresa de fachada usada exclusivamente para emitir documentos fiscais fictícios.

As notas simulavam a venda e circulação de mercadorias que nunca existiram, com o objetivo de beneficiar empresas “clientes” com créditos fiscais ilegítimos.

3 imagens
1 de 3

Screenshot

2 de 3

3 de 3

A investigação revelou ainda que os sócios dessas empresas beneficiárias, situadas em cidades paulistas como Campinas, Jaguariúna e Suzano, são os mesmos da empresa investigada no DF.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em cinco cidades, incluindo o Lago Sul, em Brasília, além dos municípios paulistas já citados e Florianópolis, em Santa Catarina. As ordens judiciais tiveram como alvo residências e sedes das empresas investigadas.

Além da busca e apreensão, a Justiça determinou o sequestro de bens para compensar parte do rombo causado aos cofres públicos. Foram bloqueados 41 veículos, 32 imóveis e um complexo industrial completo de fabricação de embalagens plásticas em Jaguariúna (SP). O valor total sequestrado chega aos R$ 47 milhões, equivalente à dívida acumulada pela empresa fraudadora junto ao Governo do Distrito Federal.

Os crimes investigados incluem sonegação fiscal, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 24 anos de prisão.

A operação contou com a participação de 70 policiais civis e auditores da Receita, além de apoio das Polícias Civis de São Paulo e de Santa Catarina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?