body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba como era o golpe meticuloso que desviou milhões do Caixa Tem

Segundo a PF, desde a criação do Caixa Tem, em abril de 2020, a Caixa já registrou cerca de 749 mil contestações de movimentações suspeitas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
sede do banco da Caixa Economica Federal em Brasília DF concurso edital
1 de 1 sede do banco da Caixa Economica Federal em Brasília DF concurso edital - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na manhã dessa terça-feira (15/4), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Farra Brasil 14 para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes milionárias por meio do aplicativo Caixa Tem, utilizado para o pagamento de benefícios sociais do governo federal.

O golpe, segundo a PF, envolvia corrupção de funcionários da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas e atingiu diretamente recursos destinados a beneficiários do Auxílio Brasil, FGTS e seguro-desemprego.

As investigações revelaram que o grupo criminoso agia em etapas bem estruturadas, que envolviam desde o o ilegal a contas até o uso de tecnologia para ocultar rastros. Veja como funcionava:

  • O primeiro o era aliciar funcionários da Caixa Econômica e de lotéricas, que recebiam propina para fornecer ou facilitar o o a dados sensíveis de beneficiários de programas sociais. Essa rede interna era essencial para quebrar os mecanismos de segurança do sistema.
  • Com as informações obtidas ilegalmente, os criminosos conseguiam ar as contas das vítimas pelo app Caixa Tem, como se fossem os próprios beneficiários. Eles alteravam senhas, trocavam e-mails e redirecionavam os pagamentos para contas controladas pelo grupo.
  • Uma vez dentro das contas, os golpistas realizavam transferências, compras e saques indevidos, muitas vezes em horários estratégicos para evitar detecção imediata. Parte do dinheiro era movimentada por meio de contas de laranjas e empresas de fachada.
  • Para dificultar o rastreamento, o grupo usava dinheiro em espécie, transferências pulverizadas e até aquisição de bens em nome de terceiros. A operação identificou transações que caracterizam lavagem de dinheiro, com uso de ferramentas digitais para apagar rastros.

Desde a criação do Caixa Tem, em abril de 2020, a Caixa Econômica Federal já registrou cerca de 749 mil contestações de movimentações suspeitas, totalizando quase R$ 2 bilhões em valores questionados.

À coluna, a Ciaxa Econômica Federal informou que “atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e readas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.”

O banco ressaltou que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. “Adicionalmente, a Caixa esclarece que possui estratégia e procedimentos de segurança para a proteção de dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir a segurança aos seus processos e canais de atendimento.”

Operação
Cerca de 80 investigadores da PF participaram da operação, cumprindo 23 mandados de busca e apreensão em sete cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Macaé, Rio das Ostras e a capital.

A Justiça Federal também impôs medidas cautelares a 16 investigados, que deverão responder por organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e iva, inserção de dados falsos em sistemas de informação. Se condenados, os investigados podem enfrentar penas que somam até 40 anos de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?