body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba quem é o almirante Garnier, apoiador do golpe de Bolsonaro

Almirante Garnier condicionou intervenção militar à adesão do Exército. Exército e Aeronáutica foram contra e frustraram o golpe.

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Almirante Almir Garnier, chefe da Marinha sob Bolsonaro, foi indiciado pela PF
1 de 1 Almirante Almir Garnier, chefe da Marinha sob Bolsonaro, foi indiciado pela PF - Foto: Reprodução

O almirante de esquadra Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, de 64 anos, conhecido pela proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi um dos militares de alta patente favorável a uma intervenção militar no Brasil.

Segundo a delação de Mauro Cid à Polícia Federal, Garnier manifestou apoio ao golpe de Estado, afirmando que a Marinha estava pronta para agir e aguardava apenas a ordem do então presidente.

No entanto, os relatos de Cid afirmam que ele condicionou qualquer ação ao apoio do Exército, reconhecendo que a Marinha sozinha não teria capacidade para conduzir uma intervenção militar. Exército e Aeronáutica foram contra e frustraram o golpe.

Apesar da Marinha ter declarado em 2024 que em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados voltados para ações que tentassem abolir o Estado Democrático de Direito, as declarações de Cid em face de Garnier vão na contramão.

Entenda o papel de Garnier na tentativa de golpe:

  • Após ter feito alterações no documento que sugeria a prisão de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, e a realização de novas eleições, o ex-presidente Bolsonaro convocou os generais, comandantes das forças, para uma reunião. Garnier foi um deles, juntamente com o general do Exército, Freire Gomes, e o brigadeiro da Aeronáutica, Batista Junior.
  • Na reunião, Garnier afirmou ser favorável ao golpe e que aguardava apenas a ordem do ex-presidente para agir.
  • Garnier recebeu represálias do general Freire Gomes, que não concordava com o golpe e afirmou: “Você não tem efetivo, quer botar na minha conta”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?