Anistia: líder de Lula se manifesta após oposição aprovar urgência
Líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães minimizou aprovação do regime de urgência para o PL da anistia
atualizado
Compartilhar notícia

Líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) minimizou a aprovação do regime de urgência para o PL da anistia. Para o parlamentar, o avanço da oposição não garante que o projeto tramite imediatamente.
“O requerimento de urgência para o Projeto de Lei de Anistia não garante sua imediata tramitação. Há mais de mil requerimentos apresentados. Cabe ao presidente da Casa decidir o que será pautado. A oposição deixa de esclarecer que o Projeto de Lei visa, preferencialmente, anistiar Jair Bolsonaro e os 6 generais idealizadores, planejadores e comandantes da intentona de golpe de Estado, como apurou as investigações da Polícia Federal.”
“Outro aspecto importante, é que o Projeto de Lei não condiz com o que os parlamentares da oposição estão dizendo. Não se trata de dosimetrias das penas, como foi dito. A Câmara dos Deputados não pode incorrer no erro de garantir a impunidade de pessoas que atentaram contra a ordem democrática, ao Estado democrático de direito e ao próprio Congresso Nacional.”
“Não há precedentes, na história do Brasil, na vigência de plena democracia, conceder anistia antes do julgamento da justiça. A anistia cumpriu seu papel histórico na redemocratização do Brasil. Diferentemente do que pretendiam os conspiradores, que praticaram atos contra a democracia, no dia 8 de janeiro de 2023, para instaurar um regime ditatorial. Sem Anistia!”