body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba o que acontece no cérebro quando você tem um orgasmo e goza

Uma vida sexual ativa pode trazer inúmeros benefícios para o corpo; veja, por exemplo, o que acontece com o cérebro quando você goza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
pouca vergonha
1 de 1 pouca vergonha - Foto: Getty Images

Atingir o orgasmo é, com certeza, espetacular para o corpo. Mas você já parou para pensar no que acontece no seu cérebro quando essas sensações inundam seu sistema? A quem não sabe, o orgasmo é um evento neurológico complexo. Ele envolve várias áreas do órgão, iluminando-as simultaneamente. Um neurologista explicou, ao site Daily Mail, o que acontece com o cérebro quando se chega ao orgasmo.

“Ao contrário do restante do processo da relação sexual, o orgasmo está associado a uma rápida mudança da resposta de ‘descansar e digerir’, que é ativada durante o sexo, para a resposta de ‘lutar ou fugir’”, diz Thompson Maesaka.

Quando você sente um toque afetuoso por meio de mãos dadas, abraços ou atividade sexual, o cérebro responde ativando áreas que lidam com sensação, recompensa e emoção.

Ele diz que o orgasmo também está associado a aumentos acentuados em vários neurotransmissores que regulam o humor e a conexão.

10 imagens
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do <b>Metrópoles</b>, traz dicas para melhorar sua vida sexual
O sexo não deve causar dor
1 de 10

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images
2 de 10

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Getty Images
3 de 10

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Larry Williams/Getty Images
4 de 10

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images
5 de 10

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

George Doyle/Getty Images
6 de 10

O sexo não deve causar dor

Getty Images
7 de 10

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images
8 de 10

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images
9 de 10

O sexo é considerado uma atividade física

Mizuno K/Pexels
10 de 10

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc

Adam Kontor/Pexels

 

O primeiro neurotransmissor que atinge o pico ao fazer sexo é um que você provavelmente já ouviu falar: a ocitocina. “Esse é o produto químico que nos ajuda a sentir vínculos com os outros”, comenta. Logo depois, de acordo com o profissional, vem a dopamina. “Isso acontece quando comemos alimentos que gostamos, amos redes sociais, realizamos tarefas”, comenta.

E então, finalmente, há um último produto químico conhecido como vasopressina. Isso, explica Thompson, desempenha um papel fundamental nas funções que trabalham em prol da homeostase (capacidade do organismo de manter o equilíbrio interno) do seu corpo.

“Após o orgasmo, a vasopressina aumenta, e você pode se sentir mais ligado ao seu parceiro por causa disso”, encerrou, em entrevista ao site britânico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?