body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Hospital troca bebês natimortos, e mãe de um deles enterra feto errado

Fetos foram entregues às mães erradas, e uma delas acabou enterrando a criança sem saber do erro. Advogado acompanha caso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rene Terp/Pexels
Imagem colorida de um bebê vestindo fraldas brancas e deitado sobre um lençol branco. Uma mão com uma aliança dourada segura os pés dele
1 de 1 Imagem colorida de um bebê vestindo fraldas brancas e deitado sobre um lençol branco. Uma mão com uma aliança dourada segura os pés dele - Foto: Rene Terp/Pexels

O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás (Heal) cometeu um erro ao trocar dois bebês que vieram à luz na unidade nas duas últimas semanas de março. Os fetos foram entregues às mães erradas, e uma delas acabou enterrando a criança sem saber do erro.

Entenda o caso

  • Em 21 de março, uma paciente foi ao hospital de Águas Lindas (GO) para dar à luz. O bebê dela tinha apenas 20 semanas e acabou morrendo minutos depois o parto, devido à prematuridade extrema. O feto ficou guardado no freezer da unidade.
  • Quatro dias depois, em 25 de março, outra paciente deu entrada no hospital com o parto já em curso. O bebê dela tinha 26 semanas e foi considerado natimorto pela equipe médica.
  • Em 26 de março, a primeira mãe foi até o hospital para retirar o filho dela, o bebê de 20 semanas. A unidade, porém, acabou entregando o segundo feto, o de 26 semanas, pertencente à segunda mãe.
  • Sem saber do erro, a primeira mãe acabou enterrando o bebê da segunda mãe, ainda em 26 de março.
  • Em 27 de março, a equipe de enfermagem do hospital foi checar os fetos no freezer da unidade e percebeu o equívoco.

Agora, a mulher que enterrou o bebê da outra mãe tenta a exumação para que cada família possa velar os corpos corretos.

Os advogados Idelbrando Mendes e Daniel J. Kaefer, que representam as duas famílias, buscarão responsabilizar os culpados pela troca dos fetos. “Iremos acompanhar o inquérito policial a fim de apurar a responsabilidade objetiva quanto aos danos sofridos pelas famílias”, afirma Idelbrando.

“Além de [as mães] viverem o luto da perda de seus filhos de maneira tão prematura, agora se veem na incerteza de quem e quando poderão enterrá-los”, lamenta o advogado.

Segundo o jurista, o Hospital Estadual de Águas Lindas não vem oferecendo auxílio médico, jurídico ou psicológico. “Ainda não tivemos  nenhum contato oficial com a unidade, nem mesmo as famílias. Não está havendo nenhuma forma de auxílio a elas”, aponta Idelbrando.

Resposta

Em resposta ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informa que acompanha “de perto” o caso, bem como as providências tomadas pelo Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás (Heal).

O Hospital afirma à reportagem que “informou aos familiares e autoridades sobre o ocorrido e prestou todas as informações necessárias, bem como acolhimento e apoio psicossocial com total zelo e transparência”.

A SES-GO finaliza prestando solidariedade às famílias envolvidas. “Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pela organização social para apurar os fatos e garantir o e adequado”, assegura.

“A Secretaria permanece à disposição das autoridades para colaborar com os esclarecimentos que se fizerem necessários e reforça que eventuais falhas, caso confirmadas, serão devidamente responsabilizadas”, encerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?