body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trio dava golpe da falsa recompensa em idosos perto de bancos do DF

Após perceber aumento de vítimas do “golpe do paco” na área de bancos, PCDF deflagrou operação para desarticular grupo de estelionatários

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de dinheiro
1 de 1 imagem colorida de dinheiro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante duas mulheres suspeitas de dar o “golpe do paco” (leia mais abaixo) contra idosos, em Ceilândia. Um homem foi indiciado por participação nos crimes.

Ao perceber o aumento das denúncias sobre golpes próximos a agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco Mercantil em Ceilândia, a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia) deflagrou a Operação Paket nessa quarta-feira (2/4).

As presas são Valdirene Rodrigues Porto, 42 anos, e Priscila Leite de Souza, 47. O terceiro envolvido, que não foi preso, mas indiciado, é Luciano Bento de Castro Neto, conhecido como “Galego”, 51.

Veja quem são os investigados:

3 imagens
Valdirene Rodrigues Porto
Luciano Bento de Castro Neto
1 de 3

Priscila Leite de Souza

Divulgação / PCDF
2 de 3

Valdirene Rodrigues Porto

Divulgação / PCDF
3 de 3

Luciano Bento de Castro Neto

Divulgação / PCDF

Após alguns minutos acompanhando a região onde ocorriam os crimes, os policiais civis verificaram uma situação suspeita. Uma mulher caminhava com uma bolsa, ao lado de outra suspeita. Uma delas andava abraçada a uma idosa.

As três mulheres, então, sentaram-se em uma calçada, em frente a uma igreja. A primeira mulher saiu, deixou a bolsa com a vítima e retornou pouco depois.

Em seguida, a segunda suspeita também se afastou, mas voltou após alguns minutos. Na sequência, a vítima entregou a bolsa para as suspeitas e se afastou. Em seguida, a dupla fugiu.


Entenda o golpe do paco

  • O criminoso finge perder um pacote ou envelope com dinheiro.
  • A vítima tenta ajudar a encontrar o dinheiro, por ter recebido uma oferta de recompensa.
  • O criminoso leva a vítima para um lugar onde ela supostamente receberá o pagamento.
  • No local, como bancos ou lotéricas, o golpista convence a vítima a deixar itens pessoais do lado de fora.
  • Quando o criminoso retorna com a vítima, ela percebe que foi enganada e não encontra mais os pertences.

Ao flagrar o crime, os policiais da 15ª DP abordaram as duas suspeitas e prenderam ambas. Elas devem responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

Os investigadores também localizaram a vítima, uma mulher de 73 anos, e contaram a ela o que havia ocorrido. Só nesse momento ela descobriu que tinha caído em um golpe.

Ainda durante o monitoramento, os policiais perceberam a presença de um homem que vigiava a ação e dava apoio às suspeitas. Ele estava em um veículo e, quando as golpistas pegaram a bolsa da vítima, movimentou o carro, supostamente para facilitar a fuga delas. No entanto, ao ver que elas foram abordadas pela polícia, o motorista fugiu.

Somadas, as penas pelos crimes cometidos, de estelionato e associação criminosa, podem resultar em oito anos de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?