Novo áudio do submarino Titan capta implosão que matou 5 pessoas; ouça
O áudio de 24 segundos divulgado pela governo dos EUA começa com um ruído branco estático, seguido por um estrondo alto
atualizado
Compartilhar notícia

A istração Nacional Oceânica e Atmosférica (em inglês: National Oceanic and Atmospheric istration – NOAA), órgão ligado ao Departamento de Comércio dos EUA, divulgou um novo áudio que capta o momento da implosão do submarino Titan, da OceanGate Expeditions, no fundo do Atlântico Norte, em junho de 2023.
O desastre resultou na morte de todos os cinco tripulantes.
O áudio começa com um ruído branco estático, seguido por um estrondo alto. Compartilhada em sites de defesa internacional, a gravação tem cerca de 24 segundos e registra o impacto da explosão, acompanhado por uma forte reverberação.
Ouça o áudio:
Em 2023, em uma das mensagens finais antes da implosão, a tripulação do Titan transmitiu: “Tudo bem aqui”. As autoridades costeiras dos EUA revelam que o novo áudio é “a suposta acústica da implosão do submersível Titan”.
Relembre o caso
Em 18 de junho de 2023, o submarino Titan, operado pela OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico, próximo à costa de Terra Nova, no Canadá. O objetivo da viagem era ver o naufrágio do Titanic.
Quatro dias depois, o contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, anunciou o falecimento dos cinco tripulantes a bordo, resultante de uma implosão catastrófica.
Além do biolionário aventureiro Hamish Harding, as vítimas incluíam Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista no navio Titanic.
À época, autoridades localizaram destroços do submarino em cinco locais distintos. Cada extremidade do casco de pressão foi descoberta em áreas separadas. Antes da coletiva da Guarda Costeira dos EUA à tarde, a OceanGate Expeditions emitiu uma declaração lamentando a perda dos cinco ocupantes do submarino Titan.