body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rubio: acordo mineral entre EUA e Ucrânia não prevê apoio militar

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirma que acordo visa investimentos e solução negociada para o conflito, sem investida militar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Instagram/Reprodução
homem de terno azul e camisa branca fala em pulpito - metrópoles
1 de 1 homem de terno azul e camisa branca fala em pulpito - metrópoles - Foto: Foto: Instagram/Reprodução

O recente acordo mineral firmado entre Estados Unidos e Ucrânia não inclui nenhum tipo de garantia de segurança ou compromisso militar por parte dos norte-americanos. A afirmação foi feita pelo Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta quarta-feira (21/5), em uma audiência no Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Segundo Rubio, a colaboração entre os países permanece centrada em aspectos econômicos e estratégicos, especialmente no desenvolvimento da economia ucraniana, e não envolve o envio de tropas ou proteção militar formal. “Não há garantias militares, correto”, respondeu ele, ao ser questionado sobre o conteúdo do acordo assinado em 30 de abril.

O pacto prevê a criação de um fundo de investimento que servirá como canal principal para recursos destinados à reconstrução e modernização econômica da Ucrânia. A iniciativa visa, ainda, aprofundar a parceria estratégica entre os dois países em áreas-chave como tecnologia, mineração e energia.


Acordo, bate-boca e atrasos

  • Ucrânia e Estados Unidos tentam concretizar o acordo sobre recursos naturais desde janeiro, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, retornou à Casa Branca.
  • Na época, a expectativa era que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, fechasse o acordo durante viagem a Washington em fevereiro, porém um bate-boca com Trump no Salão Oval mudou o rumo da conversa.
  • Zelensky questionou Trump sobre as garantias de segurança, mas, inicialmente, o norte-americano se recusou a oferecê-las à Ucrânia.
  • Durante um longo período, Volodymyr seguiu firme na retórica de que não pretendia “vender seu país” aos EUA.
  • Diante da discussão, a concretização da ficou suspensa. O ucraniano deixou Washington sem o acordo de exploração de minerais ucranianos com Trump.
  • Em outra ocasião, Donald Trump indicou de US$ 350 a US$ 500 bilhões para ter o aos recursos naturais. Zelensky, porém, rejeitou a ideia.

Tal fundo será liderado por Washington, com participação de empresas americanas em operações de extração e processamento em território ucraniano. Parte dos lucros será reinvestida em infraestrutura local, e o governo dos Estados Unidos assegura que os recursos não serão utilizados para compensar a ajuda militar já prestada à Ucrânia, desde o início da guerra com a Rússia, em 2022.

O acordo, já ratificado pelo líder ucraniano Volodymyr Zelensky, após aprovação parlamentar, marca um novo o na tentativa de reconstrução econômica da Ucrânia em meio à guerra.

Apesar do contínuo apoio financeiro e logístico à Ucrânia, Rubio destacou a necessidade de uma saída diplomática para o conflito. “Fornecemos uma quantidade extraordinária de assistência à Ucrânia, mas esta guerra agora precisa acabar. Não há solução militar para esta guerra. Ela só termina em uma solução negociada”, afirmou.

O Secretário também frisou que o auxílio prestado à Ucrânia será rigidamente monitorado. “Toda a nossa ajuda será analisada. Se algum dia identificarmos apropriação indébita ou movimentação de recursos, certamente resolveremos o problema.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?