Terremoto de magnitude 4,8 é sentido nos arredores de Lisboa
Segundo autoridades locais, não há vítimas nem danos materiais causados pelo terremoto que atingiu arredores de Lisboa nesta segunda (17/2)
atualizado
Compartilhar notícia

Um tremor de magnitude 4,8 foi registrado nesta segunda-feira (17/2) nos arredores de Lisboa, em Portugal. O terremoto teve epicentro na Costa da Caparica, a aproximadamente 18 quilômetros do centro da capital, e foi sentido por moradores da cidade.
De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu em terra, a uma profundidade de 10 quilômetros — considerada baixa, o que pode aumentar a percepção do tremor na superfície.
O Centro Sismológico Euromediterrâneo, responsável por monitorar a atividade sísmica na região, informou que não há risco de tsunami.
Não há relatos de vítimas nem danos materiais causados pelo terremoto, segundo autoridades locais.
Histórico de terremoto em Lisboa
Este não é o primeiro tremor registrado na região recentemente. Em agosto do ano ado, Lisboa foi atingida por um terremoto de magnitude 5,4, um dos mais intensos das últimas décadas.
Em 1755, um grande terremoto devastou a cidade. Com magnitude estimada entre 8,5 e 9, o evento foi seguido por um tsunami e um incêndio que durou seis dias, resultando na destruição de grande parte da capital portuguesa.
Estima-se que entre 20 mil e 100 mil pessoas tenham morrido na tragédia, que marcou a história da sismologia mundial e impulsionou avanços na prevenção de desastres naturais.