body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo: em nova falha, Starship explode e destroços suspendem voos

A nave espacial Starship da SpaceX explodiu após decolar, no segundo fracasso do programa do bilionário Elon Musk para colonizar Marte

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Starship da SpaceX explode nos EUA
1 de 1 Starship da SpaceX explode nos EUA - Foto: Reprodução

A nave espacial Starship da SpaceX explodiu nessa quinta-feira (6/3) no segundo fracasso do programa do bilionário Elon Musk para colonizar Marte. A Starship explodiu minutos após descolar do Texas (EUA). Vários vídeos nas redes sociais mostraram destroços em chamas a cruzar o céu perto do sul da Flórida e das Bahamas.

Veja:

A istração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA suspendeu voos comerciais nos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach e Orlando por causa de “detritos de lançamentos espaciais” até pelo menos 20h. Os voos também foram desviados para Turks e Caicos.

O incidente ocorreu após a separação de módulos da Starship no espaço, que ocorreu pouco depois da nave ter começado a girar descontroladamente com os motores desligados, segundo mostrou uma transmissão em direto da missão pela SpaceX. As informações são do jornal The Guardian.

A falha ocorreu pouco mais de um mês depois de o sétimo voo da Starship ter também terminado numa explosão. Os contratempos consecutivos ocorreram nas fases iniciais da missão, que a SpaceX superou facilmente anteriormente, indicando sérios contratempos para um programa que Musk tentou acelerar este ano.

O sistema de foguetes de 403 pés (123 metros) decolou por volta das 18h30, horário local, das instalações da SpaceX em Boca Chica, Texas.

Porém, minutos depois, a transmissão da SpaceX mostrou o módulo superior da Starship a girar no espaço, enquanto outra imagem mostrou vários motores desligados antes de a empresa confirmar que tinha perdido o contato com a nave.

“Infelizmente, isso também aconteceu da última vez, por isso temos alguma prática agora”, disse Dan Huot, porta-voz da SpaceX.

Sem astronauta

A nave não transportava nenhum astronauta. A SpaceX interrompeu a transmissão logo após o lançamento e não deu qualquer indicação de onde os destroços iriam cair.

A FAA abriu investigação sobre o incidente e determinou à SpaceX que examine a causa da falha e obtenha a aprovação da agência antes que a Starship possa voltar a voar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?