Chuvas: queda de árvore em Pirituba causa caos no trânsito. Vídeo
Saldo das chuvas dessa terça-feira em São Paulo tem morte, quedas de árvores, caos no trânsito e alagamentos
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — A queda de uma árvore de grande porte na Avenida Elísio Teixeira Leite, em Pirituba, zona norte de São Paulo, durante as fortes chuvas que atingiram a capital paulista na noite dessa terça (18/2), causou caos no trânsito da região. Até a manhã desta quarta (19/2), a árvore permanecia atravessando a via. Veja:
Nas imagens, é possível ver que a árvore atingiu um veículo. Pedestres e outros carros am por baixo do tronco, que atravessa a Avenida Elísio Teixeira Leite.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, uma equipe da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia executa a remoção. A Enel foi acionada e está no local prestando apoio.
Opções de desvio
A CET, que auxilia nos bloqueios da avenida enquanto ocorre o serviço de poda, informou as opções de desvio:
- Seguir pelas ruas Hortolândia, João Florentino, Gov. João da Silva de Souza, Av. Raimundo Pereira de Magalhães, seguindo pelas ruas Agostinho Angola, Saulo Veloso, Cabo João Assunção e Campinorte, no sentido do bairro.
- Para o centro, a opção é seguir pelas ruas Aparecida do Taboado, Encruzilhada do Sul, Domingos Antonioli, Manoel de Souza Azevedo e Tomás Rabelo e Silva.
Saldo das chuvas
- Na noite de terça, a Defesa Civil emitiu alerta severo para raios e ventos. Toda a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos.
- Segundo o Corpo de Bombeiros, houve registro de ao menos de 59 chamados para queda de árvores, 22 para alagamentos e 3 para desabamento/deslizamento/soterramento.
- Com as chuvas, 226.462 endereços da capital paulista estavam sem energia elétrica, de acordo com a Enel. Nesta manhã, o número caiu para 114.960.
- A concessionária informou que, em menos de nove horas, restabeleceu a energia para 66% dos clientes impactados pelas chuvas e raios. As regiões Norte e Oeste foram as mais afetadas.
- “No momento estamos trabalhando para restabelecer 1,3% das unidades atendidas na Grande SP”, disse a Enel.
- Usuários também relataram explosões e paralisação dos trens da Linha 9 – Esmeralda, istrada pela ViaMobilidade.
- Em nota, a concessionária disse que “devido às fortes chuvas e descargas elétricas, desde 20h40 há oscilação de energia entre as estações Autódromo e Jaguaré da Linhas 9-Esmeralda. A linha opera com maiores intervalos neste momento. Ônibus da Operação PAESE foram acionados para reforço. Os clientes estão sendo orientados por avisos sonoros e pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) das estações”.
- ageiros também relataram falha na Linha 10 – Turquesa. Uma testemunha afirmou ter ficado cerca de uma hora parada dentro do vagão.
- Moradores do Jardim Pantanal, bairro da zona leste fortemente afetado pelas chuvas das últimas semanas, ficaram em pânico ao ver as ruas alagadas nessa terça. A região ficou por quase uma semana debaixo d’água no início deste mês.
- Pessoas da região receberam o alerta de chuva forte às 20h48 e, logo em seguida, teve início o temporal. Em menos de uma hora, ruas do bairro já estavam alagadas e a água começou a voltar pelos ralos, enchendo também as casas.
- Além do bairro da zona leste, alagamentos atingiram diversos pontos da cidade. Na avenida Edgar Facó, na Freguesia do Ó, na zona norte, carros foram arrastados pela correnteza.
- Uma motorista de aplicativo morreu. Janaína de Souza Maia, de 47 anos, ficou presa dentro de seu carro na avenida Edgar Facó e teve o veículo arrastado pela correnteza.
- Segundo o Corpo de Bombeiros, Janaína estava submersa no interior do veículo e foi retirada por uma bombeira civil, que realizou manobras de R. No entanto, não resistiu e morreu no local.