body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Chá de folha de figo: conheça benefícios e saiba como preparar em casa

O chá de folha de figo contém compostos bioativos com ação anti-inflamatória e que ajudam no controle da glicemia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de chá de folha de figo - Metrópoles
1 de 1 Foto de chá de folha de figo - Metrópoles - Foto: Getty Images

O chá de folha de figo pode até não ser muito conhecido, mas especialistas afirmam que ele é rico em nutrientes e deveria ser incluído na rotina de quem deseja manter uma alimentação saudável.

A bebida é uma aliada natural no controle da glicemia, no alívio de sintomas digestivos e como anti-inflamatório leve, especialmente para a melhoria de condições de pele, como a dermatite atópica.

“Estudos preliminares sugerem que o chá pode contribuir para melhorar a sensibilidade à insulina, regular o colesterol e até auxiliar no controle de sintomas da bronquite”, afirma o médico César Augusto de Araújo, especialista em medicina da família da Clínica Penchel, em Belo Horizonte.


Nutrientes presentes na folha de figo

A nutróloga Camila Ciancio, do Rio de Janeiro, aponta que as folhas da figueira (Ficus carica) são ricas em compostos bioativos como:

  • Flavonoides (quercetina e rutina): antioxidantes potentes, que ajudam a regular a resposta imunológica, com ação anti-inflamatória, importante no controle da glicemia e nas doenças de pele.
  • Triterpenoides: modulam enzimas do metabolismo da glicose, contribuindo para a melhora da sensibilidade à insulina.
  • Taninos: têm efeito adstringente e cicatrizante, úteis para o trato gastrointestinal e também para a pele.
  • Alcaloides e óleos essenciais: contribuem com efeito relaxante e digestivo.
  • Vitaminas e minerais: como vitamina A, C, cálcio e potássio completam o perfil nutricional.

“Estudos recentes mostraram que esses compostos podem reduzir os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e modular mediadores inflamatórios envolvidos na dermatite atópica, melhorando sintomas como vermelhidão, coceira e descamação”, afirma a médica.


Foto de chá de folha de figo - Metrópoles
Devem ser consumidas, no máximo, duas xícaras do chá de folha de figo por dia

Como preparar o chá de folha de figo?

Ingredientes:

  • 1 a 2 folhas secas (ou meia folha fresca);
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Aqueça a água até começar a ferver. Desligue e adicione as folhas. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coe e tome morno.

Camila recomenda que não sejam consumidas mais do que duas xícaras por dia, preferencialmente fora das grandes refeições.

Contraindicações

Apesar de todos os benefícios, Araújo alerta que a bebida não deve ser ingerida por algumas pessoas. Pacientes com hipoglicemia, em uso de medicamentos antidiabéticos orais ou insulina devem consultar seu médico antes de iniciar o uso, pois o chá pode potencializar a ação desses fármacos.

Gestantes, lactantes e pacientes com doenças hepáticas ou renais também devem evitar o uso sem orientação. “E como todo fitoterápico, o uso prolongado deve ser feito com acompanhamento profissional”, orienta o especialista em medicina da família.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?