body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gripe aviária: entenda se há risco de consumir carne e ovos no Brasil

Ministério da Agricultura confirmou, nesta sexta-feira (16/5), o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do país. Entenda riscos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de dois peitos de frango cru em uma tábua de madeira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de dois peitos de frango cru em uma tábua de madeira - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Brasil registrou pela primeira vez um caso de gripe aviária em uma granja comercial. A confirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira (16/5). A notícia acende o alerta sobre os riscos da circulação do vírus influenza aviária no país, mas será que é preciso evitar o consumo de carne de aves e ovos?


Gripe aviária

  • A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Em casos mais raros também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.
  • Os principais sintomas entre humanos são: febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dificuldade para respirar.
  • Já os sinais apresentados pelas aves incluem: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, e alta mortalidade.

O vírus da gripe aviária foi identificado em um plantel de matrizes no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o  ministério, esse é o primeiro caso da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país.

Apesar do registro inédito, o órgão reforça que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, informou o Mapa.

As aves da granja afetada foram abatidas e a área foi isolada. Também foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A pasta informou ainda que as medidas visam controlar o foco e garantir o abastecimento. “As medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas”, diz a nota oficial.

3 imagens
Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos
Gripe aviária pode atingir aves domésticas como galinhas
1 de 3

Gripe aviária pode atingir aves domésticas, como galinhas, mas também animais selvagens e mamíferos

Getty Images
2 de 3

Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos

Getty Images
3 de 3

Gripe aviária pode atingir aves domésticas como galinhas

Divulgação

Há risco de circulação do vírus?

A gripe aviária é causada por um vírus que afeta principalmente aves. Casos em humanos são raros e geralmente estão ligados ao contato direto com aves doentes, e não ao consumo de alimentos. Isso acontece porque o vírus costuma ser específico de cada espécie, mas pode sofrer mutações e saltar para outros hospedeiros.

“O vírus da gripe [influenza] pode se adaptar a diferentes espécies, como aves, porcos e humanos. Quando ele consegue fazer esse salto, o risco de transmissão entre humanos aumenta, como vimos com a gripe suína em 2009”, esclarece Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Segundo Kfouri, a cepa H5N1 da gripe aviária já demonstrou capacidade de infectar mamíferos, como felinos e bovinos, o que acende um alerta para o risco de adaptação ao organismo humano.

“O H5N1 é uma variante do vírus influenza que circula há quase duas décadas e, apesar de os casos em humanos ainda serem raros e sem transmissão entre pessoas, o fato de ele já ter saltado para mamíferos aumenta a preocupação. Quanto mais ele circula, maior a chance de sofrer mutações e se tornar capaz de se espalhar entre humanos”, complementa.

O monitoramento é essencial. “A possibilidade de enfrentarmos infecções em humanos está aumentando, prova disso é o surto sem precedentes nos Estados Unidos. O risco de transmissão direta ainda é considerado baixo, mas quanto mais o vírus circula entre espécies diferentes, maior a chance de ele se tornar transmissível entre humanos”, explicou o infectologista Leonardo Weissmann, professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), campus Guarujá, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?