body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Está tomando antibióticos? Confira como proteger a saúde do intestino

Alimentação estratégica, probióticos e fibras são aliados importantes para preservar sua saúde intestinal ao tomar antibióticos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mulher ando mal
1 de 1 Mulher ando mal - Foto: null

O uso de antibióticos é, muitas vezes, essencial para tratar infecções bacterianas. No entanto, esses medicamentos não agem de forma seletiva: além de eliminarem as bactérias causadoras da doença, também podem destruir parte das bactérias benéficas do intestino, prejudicando a microbiota intestinal — o conjunto de microrganismos que atua na digestão, na imunidade e até no humor.

O resultado pode ser sentido em poucos dias: diarreia, inchaço, gases, prisão de ventre ou maior vulnerabilidade a outras infecções, como a candidíase.

8 imagens
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images
2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay
3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images
4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução
5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images
6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images
7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay
8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

 

No entanto, há formas de minimizar esses efeitos colaterais e proteger seu intestino durante e após o uso de antibióticos.

Inclua alimentos fermentados
Iogurte natural, kefir, kombucha, chucrute e missô são boas fontes de probióticos naturais — microrganismos vivos que ajudam a repovoar o intestino com bactérias benéficas.

Priorize fibras
As fibras, especialmente as solúveis (encontradas em frutas, legumes, aveia e sementes), servem de alimento para as bactérias boas. São os chamados prébióticos — e são essenciais para recuperar o equilíbrio da flora intestinal.

Suplementação pode ajudar
Em alguns casos, o uso de probióticos em cápsulas pode ser indicado durante o tratamento com antibióticos. Mas a escolha do tipo, da cepa e da dose ideal deve ser feita com orientação de um nutricionista ou médico, para garantir eficácia.

Evite o consumo excessivo de açúcar e ultraprocessados
Esses alimentos favorecem o crescimento de bactérias e fungos indesejados, dificultando a recuperação da microbiota saudável.

A boa notícia é que, com os cuidados certos, é possível preservar — e até fortalecer — sua saúde intestinal mesmo em períodos de uso medicamentoso. O intestino é um dos pilares da saúde geral e merece atenção especial sempre que possível.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?