Mais um filho de Lula pega carona com ministro em avião da FAB; vídeo
Filho caçula do presidente Lula viajou de São Paulo a Brasília no início de maio, de carona com um dos ministros do governo do pai
atualizado
Compartilhar notícia

Filho mais novo do presidente Lula, Luis Cláudio Lula da Silva pegou uma carona com um ministro do governo em um avião oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), no início de maio.
A viagem ocorreu no final da tarde do último dia 5, quando o filho de Lula voou de São Paulo a Brasília de carona com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e assessores da pasta.
Segundo documentos aos quais a coluna teve o, Múcio requisitou a aeronave da FAB para voltar de um almoço do Lide, no qual discursou sobre os desafios para segurança e a defesa nacional.
O Lide é um grupo empresarial que pertence ao ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido), considerado por Lula e por outras lideranças petistas como um desafeto político.
Além de Múcio e de Luis Cláudio, a aeronave da FAB transportou outros 13 ageiros. Entre eles, a esposa e um dos filhos do ministro da Defesa, o advogado José Múcio Monteiro Neto.
Lulinha também já pegou carona na FAB
Luis Cláudio não é o primeiro filho de Lula a pegar carona em voo da FAB. Em novembro de 2024, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, também voou com ministros do governo de Brasília para Guarulhos (SP).
Conforme noticiou o Metrópoles, na coluna Tácio Lorran, o filho de Lula voou com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).
Caronas não são irregulares
Procurado, o Ministério da Defesa afirmou que o transporte de ageiros em aviões solicitados por autoridades está amparado pelo decreto 10.267 de 2020. O texto prevê que, havendo vagas, elas podem ser ocupadas.
De acordo com a Aeronáutica, têm direito a usar avião da FAB para compromissos oficiais o presidente da República e o vice; os presidentes do Senado, da Câmara e do STF; e ministros de Estado.
Além desses casos, estão previstos pedidos de transporte em motivos de segurança ou emergência médica e deslocamentos para a residência permanente da autoridade.
Os voos da FAB proporcionam comodidade aos ageiros, como não ter de enfrentar filas e longos saguões em aeroportos. Geralmente, quem voa de FAB embarca e desembarca por áreas reservadas.