body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O baque da Secom de Lula após o resultado da pesquisa Quaest

Segundo integrantes da Secom de Lula, resultado da pesquisa Quaest veio na direção oposta ao que mostravam levantamentos internos do governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Ministro da Secom, Sidônio Palmeira, acompanha a primeira coletiva de imprensa de 2025 do Presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Secom, Sidônio Palmeira, acompanha a primeira coletiva de imprensa de 2025 do Presidente Lula - Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O resultado da pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação do governo Lula, divulgado na terça-feira (2/4), provocou um baque em ministros do Palácio do Planalto, especialmente no chefe da Secom, Sidônio Palmeira.

Segundo aliados, Sidônio se mostrou surpreso com o tombo de seis pontos na aprovação do governo revelado pela Quaest, pois o resultado foi na linha oposta ao que apontavam pesquisas internas contratadas pelo Planalto.

4 imagens
1 de 4

Sidônio Palmeira

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
3 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
4 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Os últimos trackings, como esses tipos de pesquisas internas são chamadas, mostravam que a queda na popularidade do governo Lula havia estacionado, de acordo com fontes da Secom.

O levantamento da Quaest, por sua vez, revelou que a reprovação ao governo cresceu sete pontos desde janeiro, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu seis pontos, atingindo 41% — piores níveis desde o início do mandato.

Aliados de Sidônio dizem que o ministro e sua equipe se surpreenderam com o resultado da Quaest e que, incluisve, uma reunião chegou a ser convocada pelo chefe da Secom às pressas para analisar os números.

O ministro, segundo aliados, ficou incomodado. Em entrevista após evento na quinta-feira (3/4), Sidônio chegou a dizer que todos os ministros do governo seria responsáveis pela alta desaprovação da gestão Lula.

“Eu acho que impopularidade tem responsabilidade: todos os ministros, todas as áreas da área política, gestão, comunicação, todo mundo. E que isso já vem de algum período ou de agora. Isso não tem absolutamente nenhum problema”, disse o chefe da Secom.

Evento para “motivar”

De acordo com interlocutores de Sidônio, a cerimônia de balanço das ações do governo realizado na quinta-feira teve o propósito, também, de motivar os integrantes da própria gestão Lula.

A avaliação foi a de que que, em meio à queda na popularidade do governo, o segundo e o terceiro escalões da gestão petista precisavam de um “gás” por parte do Planalto.

Intitulado “O Brasil dando a Volta por Cima”, o evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com a participação de diferentes membros da Esplanada dos Ministérios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?