body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pesquisa Quaest assusta Planalto; resultado entre jovens preocupa

Para ministros de Lula, pesquisa Genial/Quaest mostra movimento de “sacode” e indica que governo precisa fazer mudanças bruscas na gestão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação do governo Lula divulgada nesta quarta-feira (2/4) assustou integrantes do Palácio do Planalto. Para ministros do governo ouvidos pela coluna sob reserva, o resultado indica que o presidente precisa fazer uma mudança brusca em sua gestão, sobretudo por conta das eleições de 2026.

O levantamento foi realizado com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A pesquisa mostrou que reprovação ao governo Lula cresceu sete pontos desde o final de janeiro, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu seis pontos, atingindo 41% — piores níveis desde o início do mandato.

3 imagens
Deputado da oposição quer impeachment de Lula por descontos indevidos de entidade
1 de 3

Lula está com popularidade em queda

Ricardo Stuckert / PR
2 de 3

Ricardo Stuckert / PR
3 de 3

Deputado da oposição quer impeachment de Lula por descontos indevidos de entidade

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Ministros de Lula ressaltam que a Genial/Quaest está em linha com o resultado do levantamento da AtlasIntel divulgado na segunda-feira (1º/4), o que consolidaria a tese de que o governo precisa fazer mudanças bruscas. A AtlasIntel mostrou que a gestão Lula é aprovada por 44,9% dos brasileiros e reprovada por 53,6%.

Para auxiliares de Lula, o resultado estratificando preocupa ainda mais, sobretudo em relação aos jovens. Na Genial/Quaest, a queda na avaliação do governo foi maior entre os jovens de 16 a 34 anos. Nessa faixa etária, a aprovação caiu 12 pontos, de 45% para 33%, enquanto a rejeição subiu 12 pontos; de 52% para 64%.

“Não dá para perder a juventude”, avaliou à coluna um influente ministro do governo, pedindo reserva.

O levantamento da Genial/Quaest também apontou um aumento da rejeição ao governo Lula entre segmentos da população que historicamente o apoiam. É o caso de mulheres, pessoas pretas e pardas, da Região Nordeste, e que recebem até dois salários mínimos, conforme destacou reportagem do Metrópoles mais cedo.

Vilões

Para auxiliares de Lula, o desempenho ruim do governo nas últimas pesquisas ainda seria reflexo de dois “vilões”: a inflação de alimentos e a segurança pública. “Enquanto não ajustar isso, não tem como simplesmente melhorar”, analisou à coluna sob reserva outro ministro influente da gestão petista.

Ministros defendem que o governo precisa olhar com “serenidade” o “diagnóstico do problema e o endereçamento das soluções” indicado pelas pesquisas e agir. “Dá para reverter. Não tem nada cristalizado. Esse movimento é um sacode. ‘Quero mais, cuide das minhas preocupações’. Quem tem ouvido para ouvir, ouça”, avaliou um auxiliar de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?