Cinco erros que sabotam seu emagrecimento e sua meta de vida saudável
Metade das pessoas que fazem metas em um novo ano acabam desistindo no meio do caminho. Saiba como cumprir os objetivos estabelecidos
atualizado
Compartilhar notícia

O mês de janeiro está chegando ao fim e, com ele, algumas resoluções feitas na noite de Ano-Novo. Especialistas explicam que algumas pessoas tendem a compensar o tempo perdido em metas exageradas e que pedem mais esforços do que é possível cumprir. Quando o assunto é dieta e/ou entrar em forma, resoluções inalcançáveis costumam ser algo comum.
O desejo por uma vida mais ativa e saudável é a idealização de muitos brasileiros para 2022. De acordo com pesquisa realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar, 91% dos brasileiros está focado em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar. A pesquisa também mostrou que 54% quer se exercitar mais e 40% pretende perder peso.
Não tente “compensar”
Esse desejo, quase sempre, reflete em dietas restritivas ou treinos excessivos. “O maior erro que as pessoas cometem é sentir que precisam ser realmente rigorosas em uma dieta”, disse a nutricionista Bonnie Taub-Dix ao site Insider. Nesse sentido, a primeira dica da especialista é fugir das tentativas de “compensar” os excessos cometidos.
“Você não precisa compensar o ganho de peso durante as férias se restringido severamente depois”, ressalta a nutricionista. Bonnie ainda completa dizendo que as pessoas “têm o direito de apreciar o que está comendo”.
A especialista recomenda uma mentalidade “flexível” sobre os objetivos a serem alcançados. Para ela, essa é a melhor maneira de obter sucesso e não entrar para as estatísticas dos 50% das pessoas que não cumprem as metas estabelecidas no início do ano.
“Um diário alimentar pode ser uma maneira útil de explorar sua relação com a comida e processar como você está se sentindo, enquanto trabalha em direção a uma rotina saudável”, recomenda.
Estresse e dieta não combinam
“Se você está lidando com muito estresse, reconsidere uma dieta que reformule totalmente seu estilo de vida”, alerta o professor Mark Cucuzzella, que comanda pesquisas e estudos em dietas low carb. De acordo com ele, uma rotina estressante pode resultar em noites mal dormidas e, consequentemente, pouco preparou para aderir a um protocolo alimentar.
“Se você não tem energia e tempo para se preparar para o sucesso, não terá sucesso”, disse o médico. Ao vez disso, Cucuzzella recomenda se concentrar em “gerenciar seu estresse e se certificar de estar preparado mental e fisicamente para uma mudança”.
Tentar mudar tudo de uma vez
Mudanças drásticas podem ser motivadoras do estresse, principalmente para quem já está ando por momentos de tensão. Um o de cada vez é o ideal para, mesmo em situações estressantes, atingir resultados satisfatórios.
“Faça mudanças saudáveis pensando pequeno. Crie uma rotina e cumpra”, recomenda a nutricionista Brigitte Zeitlin. Uma dica da especialista é “ao invés de se preocupar em cortar carboidratos e gorduras, concentre-se em incorporar proteínas e vegetais à sua dieta”.
Cortar seus alimentos favoritos
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso cortar guloseimas para emagrecer de forma saudável. “Se você acha que cortar carboidratos é o caminho mais eficaz para os seus resultados, mas isso te mata por dentro, não faça isso”, disse a nutricionista Georgie Fear ao Insider .
Uma dica que funciona é a regra 80/20: sua dieta precisa ser composta, em 80%, de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes e os demais 20% com alimentos que você gosta, independentemente do valor nutricional.
Tentar apressar os resultados
A máxima “a pressa é a inimiga da perfeição” também faz sentido quando o objetivo é perder peso e ter uma vida mais saudável. A perda de peso não é um caminho linear e é comum que se encontre dificuldades ao longo do caminho.
Nesse sentido, não é preciso ser mais rigoroso, mas paciente. Procure ver os resultados já obtidos e mantenha a consistência nos hábitos saudáveis. “Não confunda estabilidade com estagnação. A estagnação não está progredindo. Estabilidade é apreciar onde você está, apreciar seu corpo em qualquer estágio”, disse a nutricionista Taub-Dix, também ao Insider.