Golpe, Bolsonaro, Congresso hostil ao Supremo Tribunal Federal e a crise na CBF
A praça está cheia deles
Bolsonaro, Eduardo e Zambelli

Comecemos pelo regente, Jair Messias Bolsonaro, que o Exército afastou de suas fileiras nos anos 1980 por ter planejado explodir bombas em quartéis e em outras unidades militares do Rio de Janeiro. Na época, ele estava indignado com o salário que recebia.
À espera das mudanças que Lula prometeu

No momento, o dilema ético do governo tem pelo menos três faces escandalosas: a do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que teve seu sigilo fiscal quebrado por suspeita de graves irregularidades; a do ministro da Previdência Social, Romero Jucá, acusado de ter oferecido fazendas inexistentes como garantia de empréstimos bancários; e a da máquina montada pelo PTB para arrecadar dinheiro sujo.
E assim caminha a humanidade

A lei é igual para todos, ensinam os manuais do Direito. Pau que bate em Chico, portanto, bate também em Francisco. De acordo? No papel, pode ser. Está longe de ser assim no mundo real.
De José Casado em O Globo

Foi uma terça-feira atípica aquele 4 de novembro de 1969: o Corinthians batia o Santos por 2×0 e acenava com uma segunda vitória depois de 11 anos de absoluto jejum contra o time de Pelé. O corinthiano Luiz Inácio Lula da Silva, então diretor-suplente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, estava preocupado com a bola no gramado. Continuou assim quando, no intervalo, os alto-falantes anunciaram que a polícia matara o terrorista Carlos Marighella, líder da Aliança Libertadora Nacional.
A culpa é de quem? Dele mesmo

O título deste texto é uma junção de respostas dadas por Bolsonaro a perguntas que lhe foram feitas pelos repórteres e colunistas do portal UOL que o entrevistaram ontem, ao vivo. A certa altura da conversa, Bolsonaro disse:
Trecho da entrevista do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro à Veja que começará a circular daqui a algumas horas
As voltas que o mundo dá

Na semana ada, a convite de Vladimir Putin, o presidente da Rússia, Lula participou em Moscou das celebrações por mais um Dia da Vitória. Há 80 anos, a Alemanha nazista rendeu-se às tropas da então União Soviética, hoje extinta. Foi assim que terminou a Segunda Guerra Mundial na Europa.
Ou ele toma as rédeas da situação ou seu governo vai acabar virando suco mesmo. Está uma zorra

Até outro dia havia uma reforma ministerial em curso. Se Lula queria fazê-la ou não, pouco importa. Ele autorizou o ministro José Dirceu e outros interlocutores a promoverem as sondagens necessárias para isso. E ele mesmo conversou a respeito com líderes de vários partidos.
O risco é esticar essa situação por tempo indeterminado

O plano de contingência do governo para a crise do INSS apresentado na quinta (8) reforçou a disposição de não criminalizar os sindicatos e tratar o evento com um viés predominantemente istrativo (e não penal) e burocrático.
Traição, casamento desfeito. Assim caminha o jornalismo na era da internet
Não dá mais para esperar por ele

A verdade é que a direita dita civilizada, que o apoiou em 2018 para presidente da República e em 2022 para se reeleger, está pouco a pouco abandonando Bolsonaro. Convencida de que tão cedo ele jogará a toalha, procura um ou mais candidatos que possam derrotar Lula na eleição presidencial do próximo ano.
Por um momento, a Terra para de girar
Um pouco de História

Construído nos jardins da Chancelaria do Reich, o bunker onde Hitler morreu abrigou-o por mais de 100 dias – a ele e a funcionários, oficiais e oligarcas do regime agonizante.